Pular para o conteúdo principal

QUEM SERÁ O POSSÍVEL CONSUMIDOR PÓS-CRISE?



Antes de traçar o novo perfil do consumidor 2020 pós-crise, vamos fazer um panorama do consumidor 2020 pré-crise. Todos os caminhos guiavam as gerações Y e Z para a praticidade e mobilidade. A evolução de serviços de recorrência (clubes por assinatura) como Spotfy e Netflix foi rápida. Avanços tecnológicos mudaram os hábitos de consumo e com isso os serviços pagos por mensalidade se tornaram mais frequentes, gerando a economia da recorrência.
Os serviços de recorrência mudaram a forma com que as pessoas se relacionam com as compras. Quer dizer que: você não precisa mais adquirir um produto, apenas paga para ter acesso recorrente, por tempo determinado. É fácil relacionar este tipo de serviço ao aluguel de imóveis. Pensando ainda no consumidor 2020 pré-crise, a opção de locação de imóveis ao invés da compra, se tornou a escolha perfeita. Estamos falando de um consumidor que quer agilidade nos processos e negociações, conforme contamos no primeiro post do Blog (Os Impactos Da Pandemia no Mercado Imobiliário). O que faz sentido para ele? Estar cada vez mais perto do trabalho para se locomover no menor tempo possível, estar perto de centros de lazer, arte e cultura e ter metrô por perto é imprescindível.
Vamos agora entrar no cenário pós-crise e entender o que é possível prever. Já identificamos o perfil base do consumidor de 2020. O que há de novo no período pós-crise? Será uma era com funcionamento econômico diferente ao que estávamos nos acostumando. Segundo o economista do Data Zap, Danilo Igliori, novas perspectivas de moradia se darão.
O mercado da MJ Imóveis está principalmente no bairro de Moema, com público de classe média e classe alta. Que tipo de localização o público economicamente ativo poderá preferir? Vale lembrar que o processo que a população estava vivendo era de uma redescoberta dos espaços públicos. O mercado imobiliário estava se direcionando para a compactação e centralização dos imóveis para dar a oportunidade de convivência pública. Porém uma vez que a vida social em espaços públicos está comprometida, o que será valorizado é o local em que se poderá viver e conviver de fato. As estatísticas mostram que uma boa fatia do mercado seguirá a tendência de ter um espaço privado maior para estar com a família e amigos de forma mais confortável e ter cômodos melhores para o isolamento social. Evitar aglomerações em transportes é essencial, o que induz a população a morar mais próxima ao trabalho para fazer o uso de meios de locomoção individuais ou então fazer a escolha do home office, excluindo a necessidade do uso de transportes públicos.
A região do Parque Ibirapuera é uma área extremamente procurada para moradia. Estar perto do Parque é uma grande vantagem para praticar exercícios entorno à natureza e para momentos de lazer. O custo de locações de imóveis na região do Ibirapuera chega a ser 50% maior do que nas ruas do bairro de Moema que estão a distâncias maiores deste grande conhecido da cidade. Faz sentido continuar pagando uma moradia de alto custo por ter comodidades como centros turísticos, metrô, parques e centros empresariais por perto? A tendência é que imóveis maiores em regiões não tão valorizadas pelo que há no entorno, sejam mais procurados e mais valorizados pelas vantagens dos espaços internos. Varandas grandes serão cada vez mais exigidas assim como casas com quintal. Meios de locomoção como metrô podem não serem mais essenciais como eram antes.
O mundo sempre muda após uma grande crise e o importante é estar preparado para vivenciar as novas experiências que o mercado trará. Proprietários de imóveis, possíveis compradores, locatários e corretores de imóveis terão um novo cenário para se adaptar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e